O universo gamer não se resume apenas a grandes títulos de jogos ou franquias renomadas, mas também se encontra repleto de jogos Indie, que são jogos produzidos por um pequeno grupo de pessoas, sendo algumas vezes produzido até mesmo por uma única pessoa, com baixo orçamento e sem apoio de grandes publishers.
Mas como tudo na prática, as coisas nem sempre são tão simples assim, na verdade sendo mais complexas do que se imagina. Os jogos Indie existem desde os anos 70, porém eles criaram mais popularidade mesmo nos anos 2000, graças ao Xbox Live Arcade e também a Steam. Games como Braid e Super Meat Boy abriram o caminho para vários desenvolvedores e estúdios pequenos para venderem seus jogos para um público maior. Os jogos Indie vêm de diferentes formas, gêneros e tamanhos e por conta disso a definição do que é um jogo Indie pode por muitas vezes parecer mais fluida do que se imagina.
Stardew Valley por exemplo foi totalmente criado por uma única pessoa, chamado Eric Barone. Já outro exemplo, o de Journey, foi criado pelo pequeno estúdio Thatgamecompany, Mas teve apoio financeiro e também distribuição da Sony. Mas as grandes empresas também se arriscam de vez em quando. Quando vemos o Pentiment, por exemplo, que é feito por um pequeno grupo de pessoas, tem baixo orçamento, mas é da Obsidian, que é um estúdio da Microsoft. Então ele até tem o “espírito” de um jogo Indie, mas não é bem um jogo Indie.